Qual a importância da educação bilíngue na primeira infância?


Você sabia que é a partir dos 2 anos que as crianças começam, de fato, a formar as primeiras frases curtas e a construir perguntas simples? Os pais logo percebem isso e começam a estimular os pequenos a se expressarem em necessidades básicas do tipo pedir para beber água, ir ao banheiro e por aí vai. Mas, você sabia ainda que esse desenvolvimento da linguagem se estende até os 5 anos? É nesse momento que a criança se expressará de uma forma ainda mais direta e clara, e muito mais intensa. Por isso, aproveitar essa fase para inserir novos vocabulários e uma segunda língua, como o inglês, é considerado muito favorável!

Se antes era um diferencial, hoje é essencial ter conhecimentos de outro idioma. Por isso, é muito importante estimular a educação bilíngue desde a primeira infância. No princípio, é comum não compreender, mas a vivência e treino frequente, potencializa a compreensão. Caso o aprendizado seja feito de maneira natural, o conhecimento não é esquecido e a criança aprende uma segunda língua da mesma forma que acontece com a linguagem materna.

E que tal então dar uma pitada mais interessante no aprendizado para que os pequenos absorvam muito mais palavras e expressões? Bom, para isso você pode incluir um esporte, mas para ter ainda mais sucesso, ele precisa ter algo diferente, mais lúdico e que realmente atraia a atenção da criança. Com essa proposta, a Little Kickers, une o ensino de idiomas através do futebol como ferramenta de ensino para a evolução dos pequenos, desenvolvendo aptidões sociais como compartilhar, trabalho em equipe, determinação e auto estima, assim como coordenação motora e agilidade.

Aliado ao esporte, ensinar o inglês será natural e aprendido de um jeito muito mais rápido e eficaz, já que a quantidade de palavras aprendidas na fase considerada primeira infância é surpreendente:

  • 1 a 2 anos: as crianças aprendem, em média, cerca de 10 ou mais palavras por dia, sendo que dependendo do estimulo que ela tenha, uma palavra nova é aprendida a cada 90 minutos;
  • 2 a 3 anos: com o vocabulário já bem maior, as crianças tendem a aprender mais ou menos 300 palavras nessa faixa etária. Outro detalhe importante é o início do uso de verbos e dos pronomes “eu” e “você”;
  • 3 a 4 anos: são mais de 600 palavras no vocabulário infantil. Eles já conseguem falar no plural, transmitir seus sentimentos e falam frases completas de até 6 palavras;
  • 4 a 5 anos: a criança já conta histórias completas, seja com a ajuda de figuras ou até mesmo com a sua memória. Vale dizer também que os pequenos falam bastante nessa faixa, e muitas palavras são ditas diariamente e aprendidas também;
  • 5 a 7 anos: fase que será de grande importância para o aprendizado concreto da língua, em que a criança escreve e se comunica bastante, já tendo um domínio sobre tudo o que aprende.
Fonte: A Revista do Gestor Escolar

Comentários